sexta-feira, 9 de março de 2012

O HOMEM E SUA AÇÃO NO TEMPO



Que explicações temos para a realidade cósmica, desde as suas origens até o estado atual do universo? Como e por que surgiu a vida neste planeta? Por que e como a espécie homo sapiens sapiens diferenciou-se de tal maneira dentre todas as espécies vivas na busca de sobrevivência e nas suas relações com a natureza?

Bookmark and Share

O INDIVÍDUO SÓ É PURA FICÇÃO



A realidade é constituída de fatos que antecedem o momento, que antecedem nossa própria existência, que antecedem a própria espécie. São fatos naturais, tais como o céu e os astros, a terra, os rios e as montanhas, os animais e as plantas. Junto com esses estão os fatos que resultam da intervenção do homem:

artefatos ― concretos  ― e mentefatos ― idéias, conceitos.

A realidade informa o indivíduo através dos sentidos. Claro, os sentidos são diferentemente desenvolvidos e aguçados de indivíduo para indivíduo. Cada indivíduo capta da realidade informações distintas e processa essas informações por um mecanismo até hoje não desvendado pelas ciências. Isso permite a cada indivíduo definir estratégias de ação. Essa ação necessariamente se dá na realidade, modificando-a. A realidade assim modificada informa o indivíduo no instante, e o  mesmo ciclo se repete. Esse é o ciclo vital de cada indivíduo.

Bookmark and Share
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ubiratan D'Ambrosio - Poços de Caldas, 1 de julho de 1969