terça-feira, 10 de abril de 2012

ISMAEL - UM ROMANCE DA CONDIÇÃO HUMANA



Professor procura aluno, deve ter um desejo sincero de salvar o mundo. Candidatar-se pessoalmente. Era um texto de três linhas, na seção de mensagens pessoais dos classificados. Mas desencadeou a aventura de uma vida. Assim começa Ismael, uma história cativante que obteve consagrada aceitação por parte do público e dos críticos – um dos mais apaixonantes romances de aventura espiritual.

Esta é uma leitura necessária e urgente para todos aqueles, jovens e adultos, que têm um desejo sincero de salvar o mundo. O que sabemos da humanidade e de seu comportamento? A história oficial, vista por olhos humanos, é um desfilar de nossas grandes conquistas e, ao mesmo tempo, contraditoriamente, a angústia de reconhecer a ameaça de uma iminente extinção da espécie. Todos compartilhamos dessa angústia e procuramos meios de interferir que esse futuro sombrio não se concretize. Todos temos um desejo sincero de salvar o mundo! E gostaríamos de encontrar um professor disposto a nos acolher como discípulos para nos ensinar a satisfazer esse desejo.

O narrador dessa belíssima fábula teve a oportunidade. Respondendo a um anúncio de jornal, foi ao encontro do professor que procurava alunos com o desejo sincero de salvar o mundo. Esse professor, para espanto do narrador e de seus leitores, é um GORILA. Uma criatura de imensa sabedoria que, por várias circunstâncias, aprendeu a se comunicar com os humanos pelo olhar e que, no curso de sua vida, leu e discutiu as principais obras da história da humanidade, analisou o comportamento de nossa espécie, tirou suas conclusões sobre a condição humana e pôs-se a transmitir aos homens a sua visão de humanidade. Um cartaz pendurado na sala do professor, com a pergunta: “Com o fim da humanidade, haverá esperança para o gorila?”, estimulou nosso narrador a se matricular no curso. Ismael nos dá uma versão ampla, provocativa e inquietante da história da humanidade.

Como chegamos a um tal estado de angústia existencial? A ameaça de extinção da espécie humana é real. A degradação ambiental e moral é testemunhada no nosso cotidiano. Haverá saída? O que pode cada um de nós fazer? Numa narrativa erudita, sem perder a simplicidade, o mestre Ismael nos conduz ao reverso da pergunta acima: Com o fim do gorila, haverá esperança para a humanidade? Daniel Quinn escreveu este livro e tentou, sem sucesso, publicá-lo. Talvez por ser demasiadamente incisivo. Um dia leu no jornal, como o seu narrador, o anúncio de um concurso chamado Turner Tomorrow Fellowship, aberto a obras de ficção que apresentassem soluções para os problemas mundiais. Ganhou o concurso e Ismael tornou-se um best seller.

Ismael - Um Romance da Condição Humana
Daniel Quinn


Visite os nossos posts
Assine o nosso feed

__________________________________________
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ubiratan D'Ambrosio - Poços de Caldas, 1 de julho de 1969