segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CONHECIMENTO E VALORES HUMANOS: PARA ALÉM DAS GAIOLAS.

Arte indígena: uma maneira singular, rica, sustentável
e antiga de se criar beleza fazendo o útil.


O QUE É ETNOMATEMÁTICA?

Indivíduos e povos têm, ao longo de suas existências e ao longo da história, criado e desenvolvido técnicas de reflexão, de observação, e habilidades (artes, técnicas, techné, ticas) para explicar, entender, conhecer, aprender para saber e fazer como resposta a necessidades de sobrevivência e de transcendência (matema), em ambientes naturais, sociais e culturais (etnos) os mais diversos. Desenvolveram, simultaneamente, os instrumentos teóricos associados a essas técnicas e habilidades. [...]

O nome sugere o corpus de conhecimento reconhecido academicamente como Matemática. De fato, em todas as culturas encontramos manifestações relacionadas e mesmo identificadas com o que hoje se chama Matemática (processos de organização, classificação, contagem, medição, inferência), geralmente mescladas ou dificilmente distinguíveis de outras formas, hoje identificadas como Arte, Religião, Música, Técnicas, Ciências. Em todos os tempos e em todas as culturas, Matemática, Artes, Religião, Música, Técnicas, Ciências foram desenvolvidas com a finalidade de explicar, de conhecer, de aprender, de saber/fazer e de predizer (artes divinatórias) o futuro. Todas, que aparecem, num primeiro estágio da história da humanidade e da vida de cada um de nós, são indistinguíveis, na verdade mescladas, como formas de conhecimento.


Para um estudo mais sitemático e aprofundado, recomendáveis são os livros divulgados na lateral e ao final deste blog.

Da mesma forma, como um roteiro de estudos através de tópicos a serem aprofundados, eis um conjunto de slides: II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade.

Leia também:

______________________
Acompanhe nossas postagens: assine o nosso feed ou subscreva nossas newsletters e receba cada postagem diretamente em teu e-mail. Na lateral deste blog há como se inscrever. É seguro e prático.

___________________________________
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ubiratan D'Ambrosio - Poços de Caldas, 1 de julho de 1969